25/03/2019

Professores e a primeira Turma de mestrado 

Sexta-feira, dia 16 de Março de 2019! Essa data marca um dia memorável, um dia de conquistas, representatividade, batalhas, gratidão. Nesta data ocorreu na UNEB - (Universidade do Estado da Bahia) Campus  XVI - Irecê o ingresso da nossa primeira turma do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras- PPGEAFIN.

Ao todo, foram aprovados nove (09) estudantes para o Mestrado no Departamento. Durante o período da tarde, os Discentes compareceram no Campus para conhecer um pouco do funcionamento e demandas do Mestrado, tendo um diálogo inicial com os professores do Campus: Cláudio Meira, Diretor; Claudilson Souza, Coordenador do Nupe; Joabson Figueiredo, o Coordenador do Programa Moises Sampaio e o secretário do programa Prof. Hirão Cunha. 


Os mesmos se emocionaram ao falar sobre a luta trilhada para que o curso de Mestrado pudesse ser implantado e da felicidade em poder realizar e partilhar esse sonho. Os discentes, também fizeram depoimentos importantes, sobre as renuncias, esforços e tempo que precisaram fazer para conseguir a tão sonhada vaga para o aperfeiçoamento profissional. 

Na mesma data, no período noturno, Docentes, Discentes e Comunidade foram convidados para estar presente no auditório do departamento para dar continuidade à solenidade de aula inaugural do curso de Mestrado.

Tendo como mestre de cerimônia o Secretário Acadêmico Jorge Luiz, este compôs a mesa convidando a Prefeita de América Dourada Rose Dourado e o Presidente da OAB- Subseção Irecê, Jaques Garrafa. O Professor Coordenador Moisés Sampaio, e o professor Rafael. O Diretor Cláudio Meira, a Pró-Reitora de Programa de Pós- Graduação  Tânia Maria Hetkowski e o discente Jucelito representando os discentes da 1ª turma.



O secretário, Jorge Luiz deu abertura ao evento, e em seguida a  Prefeita de América, Rose Dourado  e o Presidente da OAB, Jacques Garrafa destacaram a importância de traçar parcerias com a UNEB e a grandiosidade de ter esse curso de Mestrado para o território de Irecê. 

Ao finalizarem, o Diretor Cláudio Meira em sua fala, agradeceu  aos companheiros de luta por acreditarem e correr atrás para conquistar a vinda do Mestrado em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras- PPGEAFIN para a UNEB de Irecê. Declarando ainda, que estará cada vez mais engajado em trazer melhorias para a UNEB e Território, como novas especializações gratuitas, e até mesmo, novos cursos de graduação.  


Na sequencia, a Coordenadora Tânia Maria Hetkowski, tomou voz, e contou um pouco do seu trajeto, do trajeto para implementação do curso, as perspectivas e expectativas do mesmo, enriquecendo mais ainda esse momento. 

Teve ainda a participação do público presente, podendo dar depoimentos e fazer questionamentos. Os Docentes Joabson Figueiredo e Ana Karina também tiveram espaço de fala, contribuindo na realização do evento. Os estudantes do curso também deram testemunhos de luta e superação.

Finalizando este dia, tivemos a participação de Cleidiane, líder da comunidade Quilombola “Lagoa dos Batatas” no município de Ibititá. Ela fez um depoimento comovente sobre sua trajetória de vida. Disse se sentir feliz por estar representando sua comunidade, por poder ter um espaço como UNEB que irá representar o seu povo, sua cultura, sem ser discriminada. Cleidiante trouxe ainda outros membros da sua comunidade, onde apresentaram lindamente uma dança que faz parte das vivências do seu povo. 




Confira as demais fotos do evento no link abaixo: 



Postagem em destaque

MANUAL DOS SETORES ADMINISTRATIVOS

Mais Lidas do Mês

Links Úteis



Arquivo