O DEPARTAMENTO

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT – Campus XVI da Universidade do Estado da Bahia – UNEB está localizado no município de Irecê, a478 Km de Salvador, na região da Chapada Diamantina Setentrional.

Originalmente criado como Núcleo de Irecê – NESIR, através da Lei Estadual nº 6.601/94, vinculado ao Centro de Educação Superior de Paulo Afonso (CESPA) da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, o Campus XVI iniciou suas atividades com o Curso de Pedagogia, Licenciatura Plena com Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas de 2º Grau, para atender à demanda da região, esse já devidamente reconhecido e extinto.

O CESPA, a partir da vigência da Lei nº 7.176/1997 que redimensionou a estrutura administrativa da Universidade, passando do sistema ternário para o binário, recebeu a denominação de Departamento de Educação-Campus VIII, mantendo sob sua direção o Núcleo de Irecê.

No ano de 1999, o Núcleo de Irecê, através da Resolução nº 252/99, implantou a Habilitação Educação Infantil e Magistério do Ensino Fundamental nas Séries Iniciais em atendimento às necessidades do seu território de identidade. Essa habilitação foi posteriormente reconhecida e desativada.

Com a publicação do Decreto Estadual nº 7.839 de 29 de agosto de 2000, o NESIR, passou a ser denominado Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XVI, desvinculando-se, portanto, do Departamento de Paulo Afonso, adquirindo o mesmo regime dos demais Departamentos.

No ano de 2003, o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVI passa a fazer parte do Colegiado Territorial da microrregião de Irecê, assumindo a Coordenação do Eixo de Discussão de Educação do Campo.

Como reconhecimento da potencialidade da Universidade em contribuir para a educação no Território, foi criado o Centro de Pesquisa de Educação do Campo nos espaços do Departamento, com recursos oriundos de PROINF/SDT para construção e implementação do referido Centro, bem como à formação dos profissionais em Educação do Campo e orientação para reformulação dos currículos das escolas rurais.

Atualmente o Campus XVI oferece o Curso de Licenciatura em Pedagogia: Docência e Gestãoem Processos Educativos que se encontra em processo gradativo de extinção, o Curso de Licenciatura em Pedagogia, o Curso de Licenciatura em Letras e o de Administração para funcionários da DIREC 21, UNEB e Banco do Brasil na modalidade a Distância, as Licenciaturas em Letras e Geografia do Programa Especial para Formação de Professores do Estado – PROESP, além do Programa do Governo Federal para Formação de Professores em Serviço – Plataforma Freire que oferece os cursos de Geografia, Pedagogia, Artes, História, Matemática, Educação Física e Letras em diferentes municípios da região de Irecê.



DOCUMENTAÇÃO LEGAL:
Manual do Tecnico Administrativo – Manual destinado aos servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado da Bahia com informações sobre licenças, gratificações, outros direitos e deveres dos técnico-administrativos.
Manual do Docente – Manual destinado aos servidores docentes da Universidade do Estado da Bahia com informações sobre licenças, gratificações, outros direitos e deveres dos professores.
REGIMENTO GERAL  DA UNEB

Postagem em destaque

MANUAL DOS SETORES ADMINISTRATIVOS

Mais Lidas do Mês

Links Úteis