A UNEB, em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), realizou nesta quarta-feira (11), o Seminário de Acolhimento dos egressos do ensino técnico profissionalizante da Rede Estadual de ensino contratados através Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado da Bahia.
A Flem é responsável pela execução do programa e contratação dos jovens, que terão exercício funcional nas unidades da UNEB. Participaram do evento 19 jovens profissionais. Nesta primeira fase, a universidade contará com a alocação de 34 técnicos.
Durante o seminário, que foi realizado no Museu de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (MCT), o reitor José Bites de Carvalho e o superintendente-geral da fundação, Jones Carvalho, assinaram o Termo de Anuência entre as instituições para a execução do programa.
Segundo o professor Bites, o Primeiro Emprego é um programa estadual importante tanto para a inserção dos jovens, egressos da Rede Estadual de Educação Profissional, no mercado de trabalho. O gestor ressalta que esses são os primeiros contratados, mas que novos profissionais passarão a trabalhar na instituição.
Para as instituições do estado, o contrato no programa tem duração de 24 meses e prevê a assinatura da carteira de trabalho, o recebimento mensal de um salário mínimo, plano de saúde (Planserv) e vale transporte.
Superintendente-geral da Flem, Jones Carvalho afirmou que o Primeiro Emprego vai ampliar a capacidade de inserção dos jovens no mercado de trabalho e irá também “contribuir para reduzir a vulnerabilidade socioeconômica, aprimorar os conhecimentos dos jovens e, consequentemente, melhorar a qualidade do funcionamento dos serviços públicos”.
O seminário foi transmitido para todos os Departamentos da UNEB, na capital e no interior do estado. No evento, os jovens assistiram às apresentações sobre Programa Primeiro Emprego e sobre a estrutura e o funcionamento da universidade.
De acordo com o Pró-Reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), os egressos vão atuar nas suas áreas de formação. A cada três meses os participantes do programa deverão produzir relatórios sobre as atividades desenvolvidas e avaliar o trabalho e sua adaptação ao setor.
Os profissionais vão atuar nos campi da UNEB em Brumado, Caetité, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Jacobina, Juazeiro, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Paulo Afonso, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Seabra e Santo Antônio de Jesus.
Programa Primeiro Emprego
O Programa Primeiro Emprego foi lançado, pelo governador do Estado da Bahia, Rui Costa, no dia 30 de novembro de 2016. Inicialmente, a iniciativa destina vagas para as áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública no setor público.
A meta é preencher, apenas em instituições e órgão públicos, 4,5 mil vagas até novembro de 2017 e outras 4,5 mil até novembro de 2018. Além disso, mais de 80 empresas privadas também já manifestaram interesse em participar do programa.
Fonte: Portal UNEB