A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) constituiu oficialmente Grupo de Trabalho (GT) para elaborar proposta de criação e implantação do Programa Especial de Licenciatura em Música na instituição, a ser ofertado em articulação com os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), e o Instituto Anísio Teixeira (IAT).
O GT está trabalhando em uma proposta de viabilidade do curso, a ser aprovado pelo conselho da instituição. Até o momento já foram discutidas questões relacionadas às diretrizes do curso, como currículo, público-alvo e modelo do processo seletivo.
Segundo o maestro Ricardo Castro, diretor-geral do programa Neojiba, o curso poderá responder prioritariamente a uma demanda social importante, em função da demanda dos alunos egressos do programa, oferecendo a continuidade para sua formação, além de atender a professores da educação básica que atuam em disciplinas de artes, mas que não possuem formação em música.
“Esta ação se destaca como uma política de oportunidades para os jovens e também para os professores da rede pública. A UNEB, referência em formação de docentes, é a parceira ideal para encaminhar o projeto”, destacou o maestro.
Para Káthia Marise Sales, pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) da UNEB, a criação e implantação de uma licenciatura em música vai fortalecer o campo das artes na instituição. “O curso de música vai trazer uma dimensão multicultural para a universidade, além de formar cidadãos transformadores, com potencial de educador para atuar em diferentes contextos sociais”, ressaltou.
Além de Ricardo Castro e Káthia Marise, o GT conta com a participação do gerente pedagógico do Neojiba, Fabien Lerat, da gerente de Gestão de Currículo Acadêmico da UNEB, Raquel Azevedo, da professora da UNEB Edineiram Maciel, e das representantes da Secretaria de Justiça Social, Luciana Santos e Ana Lúcia Vilas Boas, e do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cláudia Cedraz e Ana Paula Brito.
Fonte: Portal UNEB