02/08/2016



A UNEB reune a partir de hoje a comunidade para o processo democrático de discussão e elaboração de um Programa de Permanência para Estudantes Cotistas, que deve ser capaz de referenciar e orientar todas as atividades relativas ao Sistema de Cotas na instituição.
A reunião será promovida, nos dias 2 e 3 de agosto, na 1º Conferência de Estudantes Cotistas (CONFCOTAS 2016) da universidade, no Teatro UNEB, no Campus I, em Salvador.
Representando o DCHT-XVI-Irecê está a discente do 5° semestre de Letras Cleidiane Alves Santos.
O evento consiste na principal ação institucional de debate sobre o monitoramento e aperfeiçoamento do sistema de costas, visando articular, formular e encaminhar a implementação de políticas afirmativas referentes ao ingresso, à permanência e à pós-permanência estudantil.
Os interessados da comunidade acadêmica ou externa podem participar de todas as atividades da conferência. A organização da iniciativa registra que não é necessário realizar inscrição prévia.
A CONFCOTAS 2016 é realizada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf) e pelo Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia).
Cotas em pauta
programação do evento conta com conferência, homenagem à ex-reitora da UNEB e gestora quando da implantação do Sistema de Cotas na instituição, Ivete Sacramento, debates em grupos temáticos e plenária.
Destaque para a conferência de abertura da conferência, que será ministrada pelos pesquisadores Nilma Lino Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), e Ronaldo Crispim Barros, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb).
Nilma Lino Gomes é ex-ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e ex-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Já Ronaldo Crispim Barros é ex-secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Os debates e as proposições durante o evento deverão acontecer durante seis grupos temáticos:
  1. Sistema de Costas, acesso, permanência, sucesso acadêmico;
  2. Permanência e Institucionalidade;
  3. Sistema de Cotas e Desenvolvimento Acadêmico – ensino, pesquisa e extensão;
  4. Sistema de Cotas e financiamento;
  5. Currículo, práticas pedagógicas e combate ao racismo institucional;
  6. Sistema de Cotas e articulação interinstitucional.
No último mês de julho foram realizadas, como atividades da Conferência dos Estudantes Cotistas da UNEB, plenárias departamentais nos diversos campi da instituição, na capital e no interior do estado. O evento foi também precedido por uma campanha de visibilização e valorização dos estudantes cotistas, utilizada para divulgação da iniciativa.
Permanência e sucesso
A UNEB acaba de consolidar, também através da Proaf, mais uma importante iniciativa de apoio à permanência e ao sucesso de discentes com o Programa de Bolsas de Pesquisa e Extensão para Estudantes Cotistas – AFIRMATIVA (veja edital de seleção).
Serão concedidas 20 bolsas, exclusivamente, para estudantes cotistas regularmente matriculados nos cursos de graduação na modalidade presencial da UNEB. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 10 e 18 de agosto.
As cotas foram aprovadas, em 2002, por resolução do Conselho Universitário (Consu) da UNEB e implantadas efetivamente pela instituição em 2003. Em 2007, nova resolução reformulou o sistema.
Atualmente, são reservadas 40% das vagas para candidatos negros e 5% para candidatos indígenas do total de vagas ofertadas em todos os processos seletivos da universidade. A determinação visa garantir a promoção da diversidade e da igualdade étnico-racial no ensino superior baiano e brasileiro.


Fonte: Portal UNEB

Postagem em destaque

MANUAL DOS SETORES ADMINISTRATIVOS

Mais Lidas do Mês

Links Úteis



Arquivo