A UNEB vai participar do ato de mobilização intitulado #FicaPIBID no dia 24 de fevereiro, às 15h, na Praça do Campo Grande, em Salvador.
A iniciativa tem como objetivo reivindicar, junto ao Governo Federal e aos parlamentares, a manutenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) como política pública, e a revisão imediata do orçamento destinado para o Programa.
A mobilização, que conta com a participação dos estudantes dos cursos de licenciatura da UNEB, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), ocorrerá no mesmo dia em que acontece uma Audiência Pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, às 10h.
De acordo com a professora Camila Figueiredo, coordenadora do programa na UNEB, o PIBID é uma das mais inovadoras políticas públicas voltadas para a formação de docentes, pois envolve o professor universitário e o professor da educação básica.
“Estudantes e professores da educação superior e básica participarão da mobilização para defender a continuidade do programa por compreendê-lo imprescindível, para uma educação pública, gratuita e de qualidade” enfatiza Camila.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Informações: PIBID /UNEB – (71) 3372- 7284.
Fonte: Portal UNEB