Professores Kedma,Mara, Claudio Meira,Cremilda e Claudilson na mesa
Cursistas e professores de Ibititá na entrada do prédio
Prof. Edson,Taís,Cremilda,Jorge e Juniel(da esquerda p/direita)
Prof. Eliseu ao ler seu cordel em homenagem ao preojeto
"O meu sentimento é de gratidão" assim expressou a pedagoga Cremilda Andrade do Projeto Universidade Para Todos - UPT que atua nas extensões dos municípios de Ibititá e Presidente Dutra no Polo Irecê vinculado a UNEB -Universidade do Estado da Bahia, Campus XVI-Irecê por ocasião da celebração dos 15 anos do Projeto no território de Irecê.
O projeto pré-vestibular que objetiva ser um instrumento de inclusão dos jovens oriundos da Escola Pública do Estado da Bahia ao Ensino Superior é executado pelo Governo do Estado em parceria com as 04 Universidades Estaduais(UEFS, UESB, UESC, UNEB) através da SEC foi implantado inicialmente em 2004 apenas na cidade de Irecê com uma turma de 40 alunos. Passada uma década e meia, mais de 7 mil alunos já foram atendidos, com uma aprovação de 1.225 alunos para diversas instituições estaduais e federais de Ensino Superior, bem como instituições privada pelo sistema ProUni em centenas de cursos de graduação.
O evento ocorreu com um auditório lotado do Campus no dia 25/09 à noite, contando com egressos do projeto que são profissionais de diversas áreas, cursistas atuais da cidade Irecê, Ibititá, Jussara e Presidente Dutra que estavam acompanhados de professores.
O Diretor do Campus XVI - Irecê profº Claudio Roberto Meira em sua fala enalteceu o projeto, parabenizando a equipe gestora, monitores que estavam presentes. Aproveitou o ensejo e dirigiu uma palavra especial aos alunos desse ano para que se dedicassem nos estudos e viessem para UNEB que estaria a disposição para cada vez mais melhorar a educação superior no território de Irecê. O professor Claudilson Souza, coordenador do NUPE do Departamento também parabenizou a todos os envolvidos ao longo desses 15 anos e enalteceu a importância do projeto para o Campus XVI -Irecê.
O prof. Jorge Luiz, que é ao lado do técnico Eddie Santana um dos gestores do polo em sua palestra "15 anos de Inclusão ao Ensino Superior" apresentou os números do projeto no Campus, onde 51% dos discentes que estudam nos três cursos do Departamento: Administração, Lic. em Letras e Lic. em Pedagogia foram oriundos do projeto. Expressou também sua gratidão pela confiança por parte da UNEB através de sua Reitoria na pessoa do Magnifico Reitor Profº José Bites, da Pró-Reitoria de Extensão através da Profª Adriana Marmori, da Coordenação Geral do Projeto na pessoa da Profª Simone Wanderley e sua competente equipe,bem como a todos ex-Diretores do Campus ao longo desses anos, professores Dayse Lago, Cenilza Santos, Helga Porto, Joabson Figueiredo e o atual Claudio Meira pelo apoio durante suas gestões ao Projeto, bem como aos ex-coordenadores pedagógicos, professores Julio Bispo, Cinara Barbosa, Joabson, e Claudio Meira e aos atuais Kedma Barreto e Abinálio Subrinho, a gestora 2017-2018 pedagoga Yara Marinho, e a todos secretários de apoio escolar, professores/ monitores e em especial aos cursistas que são a razão da existência do projeto.
O professor Eliseu Couto que foi professor do cursinho expressou através do Cordel sua alegria e poesia em homenagem ao projeto no Campus. Também foi lida uma Carta-Aberta de autoria da professora Coordenadora do Colegiado do curso de Administração Ana Karina onde afirmou "O que estamos vivenciando aqui nesta noite é a história dos nossos jovens sendo contada pelas mãos dos que se propuseram a realizar um trabalho coletivo que buscou garantir a inclusão social e educacional, o fortalecimento e a democratização do ensino superior, estando comprometidos com a redução/superação das desigualdades sociais. Por isso peço que recebam o meu profundo agradecimento!"
Antes do final do evento, foram entregues Certificados aos municípios parceiros, bem como a representante do NTE -Núcleo Territorial de Educação - 01 Irecê professora Mara Souza, egressa do curso de Letras do Campus.
Em 2019, o projeto está atuando em 09 cidades, atendendo 550 cursistas.