30/05/2019

fotos:UPT -Irecê



No último dia 27/05, o Projeto Universidade Para Todos de 2019(cursinho pré-vestibular) no polo Irecê coordenado pelo Campus XVI-Irecê iniciou os trabalhos na sede do Projeto com a aula inaugural.

A aula foi realizada pelo gestor temporário profº Jorge Luiz nas dependências do colégio CJCC - Centro Juvenil de Ciência e Cultura, colégio estadual, situado  no centro de Irecê. O evento contou  com a participação de coordenador pedagógico, monitores, gestores do colégio, alunos egressos do projeto e hoje universitários.

O gestor do polo Jorge Luiz saudou os cursistas em nome do Diretor do Campus profº Claudio Meira
que se encontrava viajando, para em seguida ministrar a sua palestra. "15 ANOS DO PROJETO UPT NO TERRITÓRIO DE IRECÊ: SIGNIFICADOS E AVANÇOS NA EDUCAÇÃO."  

Esse ano, o projeto no polo Irecê completa 15 anos e  além da sede, vai  ser realizado em mais 08 cidades do território: América Dourada, Canarana, Ibititá, João Dourado, Jussara, Lapão, Pres. Dutra e São Gabriel, num total de 500 alunos atendidos. 

As aulas nas extensões iniciarão no próximo dia 03/06(segunda-feira).


29/05/2019



http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Em 2019 o Prêmio está em sua 12ª edição do Prêmio convida a todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Seu relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional.

Sabemos que registrar uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do professor. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Ou seja, independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores!

27/05/2019



23/05/2019



22/05/2019

21/05/2019



Na manha de hoje ( 21-05-2019), foram recepcionados no DCHT - Campus XVI - Irecê, os professores e crianças da Creche Escola Líonss de Irecê.

A visita teve como objetivo visitar as instalações da Brinquedoteca e do Quintal da Criança, de modo a promover a interação desses espaços com as crianças.

Estiveram presente os professores da Creche: Heidinha Menezes - Diretora, Fernanda Marques - Coordenadora, Keli Carine - Professora, Érica Moitinho - Professora, Luana Santos - Atendente e Lidiane Pereira - Atendente.

Foram recepcionados pelo Diretor do DCHT XVI , Prof. Cláudio Meira e os funcionários Maria Dionisio, Silvaneide, Albaneide e Hugo.  

Confira algumas fotos da visita:





20/05/2019




O Projeto Universidade para Todos realiza matrícula dos alunos cursistas no período de 21 a 24 de maio. 
Na região de Irecê:
Para os alunos selecionados para a cidade sede do polo, Irecê, a  matrícula  será efetuada no CJCC - Centro Juvenil de Ciências e Cultura(antigo colégio Centro) situado na Av. Caraíbas,  onde os cursistas apresentarão os  documentos: RG e CPF; Comprovante de residência;Histórico do Ensino Médio e Fundamental. Para os alunos que estão cursando o 3] ano, deverão apresentar declaração de matrícula do Estabelecimento de ensino em papel timbrado e assinatura do dirigente escolar, nos seguintes horários: 14 às 17hs:30min e das 18h:30min às 21h:30min.
Extensões: 
Nas cidades de América Dourada, Canarana, Ibititá, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra e  São Gabriel, a  matrícula ocorrerão na mesma data nos local designado por cada secretaria municipal de educação.
http://jorgeluizfiqueinformado.blogspot.com/2019/05/projeto-universidade-para-todos.html

O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio. As provas do Encceja acontecerão no dia 25 de agosto. O período de inscrição será de 20 a 31 de maio de 2019.

Orientações e inscrição aqui



A UNEB é uma instituição pública de ensino, pesquisa e extensão. Deste modo, oferta cursos de pós-graduação como as especializações e, neste ano iniciou o primeiro mestrado acadêmico gratuito da região. Desta forma, seu papel se manifesta de diferentes maneiras, devido às necessidades da sociedade, tentando solucionar seus problemas para promover o desenvolvimento local.
Componente educacional de basilar importância na assistência universitária, as residências estudantis são equipamentos que tem em seu bojo – além de abrigo – as dimensões sociais e humanas. A direção do DCHT – Campus XVI da UNEB em Irecê, através do professor Cláudio Meira está promovendo uma série de ações que visam atender as demandas dos discentes. A sanar os problemas e trazer melhorias e qualidade aos estudantes residentes.
Nos últimos meses, foram realizadas visitas nas quais, além de serem dialogadas com os estudantes residentes questões necessárias ao bom funcionamento da Casa dos Estudantes da UNEB de Irecê, também foram distribuídos colchões novos para a mesma. Ademais, foram feitas escutas para assegurar as melhorias e adequações do espaço às necessidades dos moradores.
Além disso, outras melhorias estruturais na casa serão iniciadas em atendimento as solicitações feitas pelos estudantes. Seguindo um calendário planejado de ações pela gestão Departamental em parceria com a PRAES (Pró-reitoria de Assistência Estudantil) para qualificar o espaço que acolhe todos os estudantes. Destaca-se ainda que os estudantes residentes mesmo distantes do seio familiar, seguem com afinco a formação em ensino superior de qualidade.



Texto: Núcleo de Comunicação da UNEB Campus XVI e Cláudio Meira

17/05/2019




Na tarde do último dia 10, o diretor da UNEB de Irecê, professor Cláudio Meira, foi até o município de Seabra dialogar com a diretora da UNEB daquele município, professora Renata Nascimento, para apresentar projetos em desenvolvimento em Irecê e buscar firmar parcerias entre os departamentos.
Na reunião foram tratadas questões referentes a situação das universidades estaduais baianas, questões econômicas e ações desenvolvidas pelos departamentos de Irecê e Seabra nos diferentes territórios. Na sequência, o professor Cláudio Meira apresentou os projetos de pós-graduação desenvolvidos em Irecê e as possibilidades de parcerias com Seabra.
De acordo com o professor Cláudio Meira, a proposta de parceria tem o objetivo de fortalecer os departamentos e envolver toda a sociedade na busca pela qualidade da educação. Por meio da iniciativa, governos, empresas e a comunidade podem ser beneficiados com as ações de ensino, pesquisa e extensão, como nos projetos ligados a formação e capacitação de agentes e professores de comunidades quilombolas, por exemplo. O estabelecimento de vínculo entre os Departamentos da UNEB (Irecê e Seabra) irá “promover o desenvolvimento de ações muito importantes para os dois territórios e devemos empreender esforços para que os projetos possam acontecer e as atividades exercidas”, afirma o diretor Cláudio Meira.
O objetivo da visita foi promover o estreitamento de laços e a realização de parcerias entre os departamentos da UNEB, além de buscar soluções para melhorar as condições físicas dos Campi. "Com a participação da sociedade, através de parcerias e apresentação de demandas de interesse local, podemos melhorar a educação e nossa ação. A parceria entre os departamentos da UNEB, além de nos fortalecer, cria um ambiente favorável à inserção junto a comunidade de nossas ações e o fortalecimento daquelas que já acontecem, porém com pouca visibilidade."


Texto: Cláudio Meira
ASCON/UNEB Irecê



No dia 09 deste mês, o diretor da UNEB de Irecê, Cláudio Meira, recebeu o diretor da UNEB de Xique-Xique, Ricardo Luiz Wagner, na sede do DCHT – Campus XVI (Irecê).
Durante a reunião foram abordados diversos temas, entre eles resoluções, orientações técnicas e assuntos pertinentes à educação, a exemplo da criação de novos cursos de graduação e pós-graduação a partir de levantamento de demandas da população, e outras ações que estimulem o desenvolvimento local, a melhoria da estrutura dos dois Campi da UNEB.
O encontro aconteceu através de um convite do professor Cláudio Meira e teve como objetivo buscar novas oportunidades para o Território de Identidade de Irecê para este ano de 2019, bem como delinear uma metodologia de trabalho a ser seguida a partir deste encontro inicial, sempre com o foco na qualidade do ensino, pesquisa e extensão e, também, o fortalecimento de vínculo entre os Campi de Irecê e Xique-Xique e a comunidade.
Na oportunidade o diretor e professor Cláudio Meira destacou o trabalho já desenvolvido pelos docentes e funcionários dos departamentos e lembrou que é preciso fortalecer as políticas educacionais para transformar a UNEB em um ambiente mais acolhedor, estratégico e inovador. “Nós acreditamos no serviço público e queremos melhorar ainda mais a formação dos nossos alunos e garantir projetos que estimulem o desenvolvimento local” e completou dizendo que “Nada é feito de forma individual, pois somente no coletivo construiremos um tempo novo”.
Participou da reunião além, dos diretores, o professor Claudilson Souza, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da UNEB de Irecê.
A próxima reunião acontecerá na UNEB de Xique-Xique para alinhamento dos eixos estratégicos e início das ações de levantamento de demanda e escrita dos projetos.


Texto: Cláudio Meira
ASCON/UNEB Irecê


16/05/2019



Atenção, professores! O Prêmio Educador Nota 10 já está com as inscrições abertas. O prêmio reconhece e valoriza os docentes da Educação Infantil ao Ensino Médio e, também, os coordenadores pedagógicos e gestores escolares de colégios públicos e privados de todo o país. Participe!

Saiba mais: https://premioeducadornota10.org/ 

A Secretaria da Educação do Estado prorrogou o prazo, até domingo (19), das inscrições do Processo Seletivo Simplificado para professor da Educação Profissional da rede estadual de ensino, sob o Regime de Direito Administrativo (REDA). Estão sendo ofertadas 295 vagas e as inscrições podem ser feitas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.selecao.uneb.br/educprofissional.

Como pré-requisito, os candidatos precisam possuir formação de nível superior em Licenciatura Plena, Bacharelado e/ou Tecnólogo. A abertura do processo – divulgada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia no Diário Oficial (D.O.) do dia 27 de abril – abrange os 417 municípios, dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

A iniciativa que visa a contratação de pessoal, autorizada pelo governador Rui Costa, tem como objetivo atender às necessidades temporárias da Educação Profissional do Estado. O Processo Seletivo será executado pelo Centro de Processos Seletivos da Universidade do Estado da Bahia (CPS/UNEB) e destina-se à contratação temporária de educadores para esta modalidade, de acordo com o quadro de vagas, com carga horária de trabalho de 20 horas semanais. O prazo de validade é pelo período máximo de dois anos, podendo ser renovado por igual período, uma única vez, a critério da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O Processo Seletivo será realizado em duas etapas, sob a responsabilidade do CPS/UNEB: exame de conhecimentos, a partir da aplicação de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, realizado em Salvador e em 26 cidades do interior do Estado, e prova de títulos, de caráter classificatório. Os conteúdos programáticos envolvem conhecimentos gerais (Língua Portuguesa, conhecimentos contextuais e noções gerais de igualdade racial e de gênero) e específicos da Educação Profissional Técnica.

O edital de convocação para a prova objetiva será publicado nos sites www.selecao.uneb.br/educprofissional e no Portal da Educação, até o dia 30 de maio, e a sua aplicação será realizada no dia 9 de junho, das 13h às 17h, em locais e horários que serão oportunamente divulgados no Cartão Informativo, que será disponibilizado até o dia 5 de junho, no site www.selecao.uneb.br/educprofissional. Os portões serão abertos às 12h20 e fechados às 12h50. Já para as provas de título, os candidatos inscritos deverão encaminhar seus títulos a serem avaliados até o dia 15 de maio, por SEDEX ou AR, para a Caixa Postal 10735, acondicionados em envelope A4, identificado com o nome completo, número de inscrição e o código da função temporária, o Núcleo Territorial de Educação, o eixo tecnológico e o curso para a qual está concorrendo.



Os candidatos ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão fazer as inscrições de 4 a 7 de junho para a segunda edição de 2019. O edital com o cronograma e as regras para inscrição foi publicado nesta quarta-feira, 15, no Diário Oficial da União (DOU).
Só poderá se inscrever quem tiver participado da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.
As inscrições para o Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do site do Sisu, sem a cobrança de taxa de inscrição. As instituições participantes deverão disponibilizar acesso gratuito à internet para a inscrição de candidatos ao processo seletivo.
O interessado poderá se escolher até duas opções de vaga, devendo especificar, em ordem de preferência, os tipos de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as opções, bem como efetuar o cancelamento. A classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.
O Sisu disponibilizará, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas.
Resultado – O Sisu referente à segunda edição de 2019 será constituído de uma única chamada, com resultado divulgado em 10 de junho de 2019 no portal, e nas instituições para as quais efetuou sua inscrição.
Matrículas – Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram selecionados por meio do Sisu, na chamada regular, nos dias 12 a 17 de junho de 2019, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
Lista de espera – Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu, no período de 11 a 17 de junho de 2019, e só poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.
Calendário do Sisu 2019.2
Inscrições: entre 04 e 07 de junho
Resultado: 10 de junho
Lista de espera: entre 11 e 17 de junho (período de manifestação de interesse)
Matrículas: de 12 a 17 de junho
Assessoria de Comunicação Social/MEC

 A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta quarta-feira (15), a lista dos
 classificados no programa Universidade Para  Todos em 2019. 



Em Irecê e Região

As MATRÍCULAS para os alunos selecionados no Projeto Universidade para Todos de 
2019 (cursinho pré-vestibular) da UNEB em Irecê serão realizadas no período de 
21/05 a 24/05/19 exclusivamente nas dependências do colégio CJCC –
Centro Juvenil de Cultura e Cidadania (antigo centro) na Av. Caraíbas – Centro – Irecê no
horário das 14 às 17h:30min. e das 18  às 21h:30min.

Documentação Exigida:

RG;
CPF;
COMPROVANTE ENDEREÇO;
HISTÓRICO ENS. MÉDIO (Para quem já concluiu)
HISTÓRICO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Obs: Para quem está no 3º ano do Ensino Médio deverá apresentar declaração de concluinte 
em papel timbrado e carimbo do dirigente da unidade escolar.

  
Nas Extensões:

Já nas demais cidades onde terá o projeto, América Dourada, Canarana,Ibititá,João Dourado
Jussara, Lapão, Presidente Dutra e São Gabriel nos locais designado pelas respectivas 
secretarias de Educação de cada município.




Dúvidas/mais informações: (74) 3641-4532/3503

Fonte: ASCOM/UNEB/IRECÊ

14/05/2019



No programa de hoje conheça a dissertação "Contação de histórias: uma abordagem da tradição oral e do letramento escolar no Semiárido baiano," de autoria de Sayonara Cordeiro de Marins Nogueira Divulgação científica realizada pelo PPGESA-Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciência Humanas, Campus III. Produto laboratorial da disciplina Estágio Supervisionado II, sob orientação da professora Manuela Pereira e Nilton Leal.

www.uneb.br



10/05/2019



08/05/2019


 As inscrições para o Enem 2019 estão abertas! 
O prazo de inscrições vai até 17 de maio. 
📝 Site oficial https://enem.inep.gov.br/participante/




ASSINADO CONTRATO PARA FINALIZAÇÃO DO PRÉDIO ANEXO DO CAMPUS XVI


Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Universidade do Estado da Bahia –UNEB

<#E.G.B#303136##337040>
RESUMO DO(S) CONTRATOS: Nº 010/2019 PROCESSO Nº 0603170101150; CONTRATANTE: UNEB; CONTRATADA: Costa Luz Engenharia Ltda - ME; OBJETO: Finalização do pavilhão de 11(onze) salas de aulas para atender ao DCHT XVI/Irecê; TOMADA DE PREÇOS; 05/2018; VIGÊNCIA: 240 dias corridos; VALOR TOTAL: R$ 693.850,24; DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Projeto/Atividade: 7863; Fonte: 114; Elemento de Despesa: 44905100; DATA DA ASSINATURA: 06/05/2019.

DOE 07/05/19 - LICITAÇÕES/UNEB

03/05/2019


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou, até o dia 7 de maio, as inscrições do Programa Universidade Para Todos (UPT). Estão sendo ofertadas 11.505 vagas e as inscrições são gratuitas. O projeto, criado em 2003, é desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e visa o fortalecimento da política de acesso à Educação Superior. Marcado pela abrangência nos 27 Territórios de Identidade, oUPT, ao longo de dez anos, já possibilitou a cerca de 20 mil estudantes o ingresso no Ensino Superior em diversas instituições. 
 
 
O cursinho pré-vestibular é voltado a estudantes matriculados, em 2019, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; matriculados, em 2019, no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio da rede estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes e egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.
 
No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, bem como preencher integralmente o formulário de inscrição. O candidato informará, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha de seis a oito dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição. Além de poder fazer alterações sobre a inscrição pelo sistema, o candidato também poderá tirar dúvidas sobre o processo pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h ou pelo email: upt@educacao.ba.gov.br.
 
A seleção dos candidatos será feita a partir das notas de Português e Matemática informadas pelos candidatos no ato da inscrição. A lista dos contemplados será divulgada no dia 10 de maio no Portal da Educação. A matrícula deverá acontecer de 21 a 24 de maio, no turno e local para o qual o estudante optou para cursar, com a apresentação dos documentos expressos no edital, entre os quais os documentos pessoais e os históricos escolares do Fundamental II e do Ensino Médio. As aulas estão previstas para começar no dia 27 de maio e seguem até o mês de dezembro.


02/05/2019


Estado prorroga inscrições para o Mais Futuro que garante auxílio aos
estudantes das universidades estaduais

Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou até o dia 10 de maio o prazo das inscrições para o Mais Futuro, programa estadual de assistência estudantil. A iniciativa oferece auxílio financeiro para os estudantes das universidades Estaduais de Feira de Santana (UEFS), de Santa Cruz (UESC), do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade do Estado da Bahia, (UNEB), que estejam em condições de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no CadÚnico, além de oportunidades de estágio no setor público.

>> Clique aqui para fazer a inscrição

Lançado em 2017, o programa Mais Futuro já beneficiou 10.480 estudantes com auxilio permanência, que implicou, até o último mês de março, em um investimento superior a R$ 36 milhões. O valor da bolsa é de R$ 300 para quem estuda a até 100 quilômetros de onde mora, e de R$ 600 para os que vivem a uma distância maior, pois para estes há a necessidade de moradia temporária na cidade onde estudam. Ainda existe a opção de uma bolsa complementar, que terá valor variável, de acordo com atos normativos de cada instituição estadual de Ensino Superior. A lista dos estudantes homologados será publicada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e divulgada por cada uma das Universidades em seus portais eletrônicos.

Atualização cadastral - Os estudantes devem estar atentos para o registro atualizado no cadastro centralizado de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para fazer essa atualização é preciso ir até o setor responsável pelo CadÚnico ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora. Caso não saiba onde fica o local de cadastramento, o interessado pode buscar essa orientação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. Em muitas localidades, o próprio CRAS realiza o cadastramento das famílias. Candidatos ao programa Mais Futuro também não devem possuir vínculo empregatício e não ter concluído qualquer outro curso de nível superior. O incentivo garante a permanência desses estudantes nas salas de aula e a conclusão dos cursos de graduação.

Políticas para a juventude – Além do Mais Futuro, o Estado também tem outros dois programas voltados aos estudantes. O Partiu Estágio garante estágio remunerado aos universitários e o Primeiro Emprego possibilita aos estudantes egressos dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino a primeira experiência no mundo do trabalho.

Postagem em destaque

MANUAL DOS SETORES ADMINISTRATIVOS

Mais Lidas do Mês

Links Úteis



Arquivo