05/05/2017

A UNEB agora conta com o seu Sistema de Registros, Diplomas e Certificados (SRDC). Desde o último mês de março, as ações relacionadas à emissão desses documentos se tornaram mais rápidas e eficientes na Instituição.
A nova ferramenta utiliza a documentação discente de forma digitalizada e permite que as informações sejam disponibilizadas após consulta automática à base de dados institucional.
Com o novo sistema, as etapas para o encaminhamento dos processos relativos à emissão de diploma serão reduzidas, em virtude da diminuição da burocracia necessária.
Após o requerimento dos estudantes, as Coordenações de Colegiado de Curso, as Direções de Departamento e a Secretaria de Registro de Diplomas e Certificados (Serdic) precisarão cumprir menos etapas para o encaminhamento das solicitações.
O SRDC é articulado aos demais sistemas administrativos-acadêmicos da UNEB e é capaz de atestar a integralização curricular dos estudantes ou identificar as pendências relacionadas à vida acadêmica estudantil, assim, autorizando ou não a emissão dos documentos.
“O desenvolvimento e implantação desse novo sistema é resultado de um trabalho conjunto entre a Serdic, a UDO (Unidade de Desenvolvimento Organizacional), a Seavi (Secretaria Especial de Avaliação Institucional) e a SGC (Secretaria Geral de Cursos). Foram realizados estudos que conduziram à otimização dos processos de emissão de diplomas e identificados caminhos que viabilizem de forma mais eficiente, segura e que atenda satisfatoriamente nosso público”, destaca o secretário da Seavi, Ivan Novaes.
Diferente do que era praticado até o lançamento da nova ferramenta, processos físicos não serão mais necessários, o que vai proporcionar a redução dos custos com reprografia em todos os campi da instituição, na capital e no interior do estado.
De acordo com Cleurice Pinheiro, secretária de Registro de Diplomas e Certificados (Serdic), o novo sistema tem agilizado também o andamento dos processos que já haviam sido enviados antes da sua implantação.
“As solicitações enviadas pelo SRDC, tornam o processo bem mais ágil e conseguimos emitir o diploma em um tempo menor. O passivo de processos que temos continua sendo analisado pela documentação física, mas já emitimos pelo sistema novo, sem necessidade de digitação, acessando as informações direto no banco de dados da instituição”, explica Cleurice.
Resultado do empenho para melhor registrar e acompanhar a vida acadêmica, ofertando mais celeridade ao encaminhamento dos processos, o passivo de diplomas de cursos ofertados pela universidade na modalidade a distância (EaD), por meio sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), passaram a ser regularizados e expedidos.
Reorganização e reorientação
Com o Programa de Reorganização da Base de Dados e Reorientação dos Procedimentos Acadêmicos da UNEB, a universidade passou a desfrutar de maiores garantias e segurança sobre as informações relacionadas à vida acadêmica dos estudantes da Graduação e Pós-Graduação.
“É gratificante observar o quanto evoluímos na reorganização da base de dados da UNEB, sobretudo no que tange ao controle de integralização da carga-horária, evitando retrabalhos para a emissão de diplomas”, destacou Antônio Carlos Sanches Cardoso, coordenador da Secretaria Geral de Cursos.
As iniciativas do programa são desenvolvidas em parceria pela Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi), pela SGC, pela Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) da UNEB.
Como resultado dos esforços empreendidos pelo grupo, já houve a publicação de duas edições do Anuário UNEB em Dados, referentes aos anos 2014 e 2015, e o lançamento neste semestre letivo do aplicativo Sagres (Caderneta) Mobile.

Postagem em destaque

MANUAL DOS SETORES ADMINISTRATIVOS

Mais Lidas do Mês

Links Úteis



Arquivo